Corte Bordado – Entenda o que é e para qual tipo de cabelo ele é mais indicado

Uma dica do Atelier Diego Santos, em Júlio de Castilhos

Corte Bordado – Entenda o que é e para qual tipo de cabelo ele é mais indicado
Foto: Divulgação

Um dos mandamentos para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis é ir ao salão de beleza para aparar os fios a cada 4 meses. Esse geralmente é o tempo máximo até que o cabelo comece a apresentar pontas duplas, que são o principal indicativo de que é hora de um novo corte. No entanto, cada vez mais mulheres buscam alternativas para remover essas pontas danificadas sem precisar tirar comprimento das madeixas, especialmente as que querem fazer o cabelo crescer mais rápido. Para isso, a melhor opção é realizar um corte bordado, uma técnica que conquista novos adeptos a cada dia. Reuni tudo sobre o procedimento para te incentivar a marcar hoje mesmo um horário. Confira!

 

PARA QUE SERVE O CORTE BORDADO E QUANDO ELE É RECOMENDADO?

O principal objetivo do corte bordado, chamado de "hair dusting" em inglês, é tirar as pontas duplas e secas dos fios, que são mais visíveis quando os fios começam a apresentar "pontinhos" brancos ao longo do comprimento. Eles indicam que os cabelos estão ressecados ou danificados - seja pela coloração, pela descoloração, pelos alisamentos, pelo uso de secador e chapinha, pela exposição prolongada ao sol ou pelo tempo decorrido desde o último corte. "O que acontece é a retirada das pontas duplas que existem não só no final do cabelo, mas em todo o comprimento". Esses são os casos mais comuns para a realização de um corte bordado, quando a pessoa quer corrigir esse aspecto sem diminuir o comprimento das madeixas. No entanto, muitas vezes os cabeleireiros combinam o corte tradicional com o bordado para realizar uma revitalização completa nos fios. Tudo pode variar de caso para caso, então converse com um profissional para decidir qual é o melhor procedimento para o seu caso.

 

COMO O CORTE BORDADO É FEITO

O corte bordado não é feito na extremidade do cabelo como um todo, como acontece nos cortes de cabelo tradicionais. Nessa técnica, as pontas dos fios são cortadas individualmente para retirar somente a porção danificada e não alterar o comprimento das madeixas. Isso pode ser feito de duas formas; uma opção é utilizar uma maquina no formato de uma chapinha, que desliza ao longo das mechas e corta as pontas duplas. Outra opção é a técnica manual, em que  apoia uma mecha entre o dedo indicador e o dedo do meio e corta cada ponta que destoa do restante. "O primeiro passo é dividir o cabelo em mechas e pentear cada uma delas, dessa forma as pontas vão se levantar. Com o manuseio preciso, cortamos só as que vão aparecer".

 

É importante que o cabelo esteja seco e limpo para fazer o corte bordado, uma vez que tanto a água quando a oleosidade podem "disfarçar" as pontas que precisam ser aparadas. No caso dos cabelos cacheados, é provável que  faça uma escova primeiro nos fios para ver mais claramente onde estão as pontas duplas e para não prejudicar a forma dos cachos cortando a mecha de forma errada. Por causa desses detalhes, o processo só pode deve realizado por um profissional.

 

SAIBA COMO FAZER O CORTE DE CABELO DURAR MAIS

O corte bordado elimina a maior parte das pontas duplas, mas se o cabelo não for muito bem cuidado após o procedimento, será preciso realizá-lo novamente em pouco tempo. Para prolongar a durabilidade do aspecto sedoso dos fios e preservar o comprimento sem ter que cortar ainda mais para recuperar a saúde, é fundamental usar bons produtos no dia a dia. O shampoo e o condicionador são indicados para tratar os fios fragilizados, enquanto a máscara realiza uma reparação mais profunda nas madeixas ainda mais sensibilizadas. Desde o primeiro uso a coleção devolve a maciez, o brilho e a maleabilidade aos fios, então é ideal para manter seu cabelo saudável e radiante até a próxima visita ao salão de beleza.

 

Clique AQUI e agende uma visita ao Atelier DIEGO SANTOS para cuidar do visual!