CINEMAÇÃO promove abertura oficial do projeto via "google meet", hoje, dia 21 de maio

Abertura oficial hoje quinta-feira, (21), às 18 horas,  via Google Meet

CINEMAÇÃO promove abertura oficial do projeto via
Foto: Divulgação

O projeto de Extensão CINEMAÇÃO, do IFFar Campus Júlio de Castilhos promove a sua abertura oficial hoje quinta-feira, (21), às 18 horas,  via Google Meet.

 

Os inscritos receberão o link através do email já cadastrado e poderão participar da conversa de abertura com a professora Rafaela Lunardi Martins e um convidado cineclubista surpresa.

 

Rafaela Martins é graduada em História e tem Pós Graduação em História: Memória, Cultura e Patrimônio. Está cursando Mestrado Profissional em Ensino de História. Atualmente é professora no Instituto Estadual de Educação Salgado Filho e na Escola Municipal Wilson Azambuja Vieira no Município de São Francisco de Assis - RS. Em relação a pesquisa possui interesse nos seguintes temas: cineclubismo, cidadania, educação e cinema, história oral, idosos e representações sociais.

 

A ideia projeto surgiu da quando alguns servidores, admiradores da sétima arte, começaram a trocar indicações e dicas, questionar a acessibilidade e compartilhar críticas sobre filmes.  Para a coordenação do projeto “Perceber o cinema como força criadora possibilita movimentos e protagonismos no campo da educação. A aproximação com o campo da educação traz à tona questões que dialogam com a necessidade de compartilhamento entre os diferentes trajetos e saberes de docentes e estudantes.”

 

O projeto CINEMAÇÃO tem como finalidade promover ações de extensão que contemplem o envolvimento da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos e de escolas municipais castilhenses, buscando a inovação pedagógica na proposta de cinema na educação, o protagonismo na construção de trajetos formativos e na transversalização curricular.

 

O planejamento aconteceu antes da pandemia de COVID-19 e previa as atividades presenciais envolvendo cinema educação e a comunidade castilhense.

 

A partir do isolamento social, o projeto foi readaptado para que os integrantes possam participar de atividades como formações e oficinas via google meet, a realização de vídeos em casa, envolvendo a família e a promoção de gincana virtual.

 

Segundo a coordenação, “todas as ações são propostas com intuito de   aprimorar a argumentação, a expressão crítica e a análise de imagens e de elementos p e promover ações para o protagonismo e a potência criadora na aprendizagem dentro e fora da escola, mesmo de casa.”

Mais informações podem ser obtidas através do email: cineiffarjc@gmail.com

www.facebook.com/cinemacaoiffarjc

 

@cine.iffarjc

Denise Xavier

Gabinete da Direção Geral

Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos